A Editora CAp-UERJ tem por finalidade a divulgação de produções técnico-científicas e culturais em torno de questões suscitadas no trabalho com o ensino básico do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.
A linha editorial FAZERES destina-se a divulgar produtos educacionais voltados ao estudante da educação básica em que se observe inovadorismo no desenvolvimento de práticas pedagógicas e pertinência na abordagem de objetos de aprendizagens. Enquadram-se nessa linha, por exemplo, livros didáticos, livros paradidáticos, sequências didáticas, jogos etc.
Perfil do autor: profissionais de educação;
Público-alvo: estudante da educação básica.
Explore o fascinante mundo da matemática através de um conjunto envolvente de jogos projetados para tornar o aprendizado da função polinomial do 1º grau uma experiência dinâmica e acessível. Este manual possui uma releitura dos jogos: BINGO, UNO e DOMINÓ a partir do conteúdo de funções polinomiais do 1º grau. Trazendo uma experiência divertida, onde combina teoria e prática de forma lúdica, proporcionando aos estudantes uma compreensão sólida e intuitiva deste importante conceito matemático. Prepare-se para mergulhar em um mundo de aprendizado divertido e matematicamente desafiador! AUTORAS: Darlene Rieger Medeiros da Silva; Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
Esta obra, voltada principalmente para professores de Ciências que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental, constitui-se de um Guia que tem como objetivo oferecer um conjunto de atividades voltadas para a promoção da Alfabetização Científica, que possam levar os estudantes a experimentarem o “fazer Ciência”, através de ações realizadas por cientistas, em espaços não formais de ensino. AUTORES: Anderson Miguel dos Santos da Paz; Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
Turma da Manga explora conhecimentos estatísticos e ambiental nos anos iniciais, convidando a uma reflexão sobre a pesquisa. Na aventura, esta turminha investiga como a comunidade lida com a reciclagem do lixo. AUTORAS: Luciane Lage Pazito; Gabriela Felix Brião
O Produto Educacional tem por objetivo proporcionar aos docentes da educação básica propostas de atividades práticas sobre saúde, alimentação e ambiente que possam ser realizadas com os estudantes nos espaços educativos. O material foi organizado em duas partes: fundamentação teórica e oficinas interativas. É composto por três módulos e sete oficinas que podem ser desenvolvidas de acordo com os temas geradores ou com o objetivo de aprendizagem. A finalidade do material é contribuir com as práticas educativas docentes. AUTORAS: Renata Rocha Castro; Maria Cristina Ferreira dos Santos
Este E-book apresenta uma sequência didática inovadora e inclusiva para as aulas de Educação Física, utilizando as lutas africanas e de matrizes africanas como ferramenta para explorar os princípios da Lei 10.639/03, que promove o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. A sequência didática não apenas ensina técnicas de luta, mas também destaca a importância cultural, histórica e social dessas práticas, proporcionando uma experiência educativa rica e diversificada. AUTORES: Aldair Rodrigues dos Santos Júnior; Lincoln Tavares Silva
Com esta cartilha, fruto de pesquisa realizada para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tivemos a intensão de apontar possíveis caminhos para a adoção de uma pedagogia que acolha os espaços vividos, o cotidiano, os afetos, as experiências, as pluralidades e singularidades dos educandos, promovendo uma educação dialógica e de pertencimento, a partir do mapeamento das potencialidades educativas de praças públicas e seu entorno. Este material se destina a docentes, discentes, gestores ou quaisquer membros da comunidade interessados em implementar tais práticas integradoras. AUTORES: Ingrid C. Motta Bueno de Araujo; Leonardo Freire Marino.
O objetivo deste produto educacional é oferecer uma visão resumida das ações realizadas pela gerência e apresentar o impacto da GERER na rede municipal de educação durante os anos de 2021 a 2023, por meio de dados e evidências. O produto foi estruturado com base nos eixos de atuação da gerência, destacando uma ação para cada eixo, além de apresentar alguns dados da pesquisa de percepção realizada no início da criação da gerência. AUTORES: Luan Ribeiro da Silva; Jonê Carla Baião
Este e-book tem como objetivo auxiliar alunos e professores a explorarem temas relacionados à cidade e à geografia urbana com o uso do samba. O samba é um instrumento de crônica do espaço urbano com base nas afroperspectivas de homens e mulheres negras que vivenciam a cidade a partir de experiências de racismo, marginalização, desemprego e violência de gênero, e que carregam a ancestralidade africana como esteio da resistência ao racismo estrutural e estruturante da sociedade brasileira. Discutir geografia através do samba, do rap, do funk são possibilidades de entender o espaço geográfico a partir do olhar, do gingado, da poesia, do modo de vida das populações negras e periféricas que são grande parte dos nossos estudantes. Neste material pedagógico trabalharemos o samba a partir de uma visão ampla considerando a música, a história, a estética, os ritmos originários, a espiritualidade, a dança, origem do samba e a biografia dos sambistas. AUTORES: Ana Brisa Cosmo de Castro; Lincoln Tavares Silva.
Este é o caderno de atividades do Produto Educacional que propõe em caráter interdisciplinar dialogar com as diferentes áreas do conhecimento. O objetivo principal do presente PE é a produção, por parte de discentes dos anos finais do Ensino Fundamental, de postais que foram intercambiados entre a Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Niterói, e a Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu, em Imbariê. AUTORES: Luís Ricardo Pereira de Azevedo; Christiane de Faria Pereira Arcuri
O Produto Educacional evidencia a ação docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro como movimentação propositiva para implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais. O recurso pedagógico visibiliza práticas consolidadas nos territórios onde se localizam as escolas municipais carioca. Os arranjos pedagógicos foram compartilhados na perspectiva dos valores civilizatórios de Cooperativismo/ Comunitarismo (TRINDADE,1994) e consolidam uma escrita coletiva, amparada na Escrevivência (EVARISTO, 2020) como escrita de nós. Por meio de ações pedagógicas e criações coletivas, a Relatoria Afetiva congrega trajetória e agência docente das/dos (escre)viventes da pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de Pós -Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGB) e inscreve presenças, rompendo com o epistemicídio e anunciando modos e sentidos de visibilizar a Educação das Relações Étnico-Raciais avançando para uma Educação outra. Ao expor as Relatorias Afetivas de docentes de escolas municipais do Rio de Janeiro, pretendemos inspirar e provocar reedições das práticas apresentadas, sem a intenção que sejam simplesmente repetidas. Mas que seja possível reeditá-las, provocando-as como ação germinante, que encontrarão em outros espaços diálogos com outros territórios, como palavras e letras vivas que possibilitem florescer outras e outras reflexões e ações. AUTORAS: Gisele da Silva Santos; Jonê Carla Baião
Este Portfólio é um Produto Educacional elaborado a partir da Pesquisa de Dissertação A Arte e as contribuições para o desenvolvimento de estudantes com deficiência no contexto escolar no Programa de Pós-graduação de ensino em educação básica/PPGEB, Instituto de Aplicação/CAp, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. O Produto destaca as possibilidades metodológicas das Artes Visuais na Educação Especial de estudantes da educação básica na Sala de Recursos em uma Escola Municipal da Cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro. Como consequência metodológica, o Portfólio é um material de apoio pedagógico para docentes onde as Artes Visuais possam contribuir para os estudos e a inclusão de estudantes do AEE. Para a elaboração do Portfólio, foram considerados os dados constatados com o Questionário para os docentes da Escola (Artefato 1) e o Projeto Artistas Nacionais (Artefato 2) que apresenta algumas (breves) biografias e obras de artistas com diferentes deficiências. AUTORAS: Carla Vanessa Lima de Almeida; Christiane de Faria Pereira Arcuri
A linha editorial DIÁLOGOS destina-se à divulgação de produções científicas voltada para o professor, em que se estabeleça a relação entre teoria e prática na promoção de saberes sobre a educação, em suas diversas áreas de conhecimento, cabendo a experimentação metodológica e a abordagem multidisciplinar.
Perfil dos autores: profissionais da educação;
Público-alvo: profissionais da educação; estudantes de licenciatura e pós-graduação.
No decorrer deste e-book, apresentamos algumas das discussões promovidas durante a IV Semana de Formação do DCHF, conduzidas por docentes da área de Ciências Humanas do CAp e de instituições parceiras, atuantes na educação básica e no ensino superior. Nosso objetivo é contribuir para uma reflexão coletiva sobre o atual cenário político-educacional, considerando as mudanças e os desafios impostos pelas recentes reformas, sobretudo a Reforma do Ensino Médio. ATUORES: Hilton Marcos Costa da Silva Júnior; Juliana Dias Lima; Leonardo Ayres Padilha; Leonardo Freire Marino; Rachel Souza Martins; Walace Ferreira; William Vaz de Oliveira
A linha editorial AUTORAIS está voltada para as produções coletivas, estabelecidas no discurso e na relação com o outro. Destina-se à valorização da produção estudantil. Enquadram-se nessa linha as obras artístico-culturais ou científicas desenvolvidas a partir da articulação entre docentes, técnicos e estudantes do CAp-UERJ, em que se reconheça a originalidade e a relevância temática para a sociedade.
Perfil dos autores: estudantes, professores e técnicos;
Público-alvo: comunidade em geral.
Explore o fascinante mundo da matemática através de um conjunto envolvente de jogos projetados para tornar o aprendizado da função polinomial do 1º grau uma experiência dinâmica e acessível. Este manual possui uma releitura dos jogos: BINGO, UNO e DOMINÓ a partir do conteúdo de funções polinomiais do 1º grau.
Trazendo uma experiência divertida, onde combina teoria e prática de forma lúdica, proporcionando aos estudantes uma compreensão sólida e intuitiva deste importante conceito matemático.
Prepare-se para mergulhar em um mundo de aprendizado divertido e matematicamente desafiador! AUTORAS: Darlene Rieger Medeiros da Silva; Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
Este livro é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica CAp-Uerj. A pesquisa versa sobre a inserção de espaços não-formais de ensino nos currículos da escola A presente obra reúne uma série de produções dos estudantes do 9º ano de escolaridade da Escola Municipalizada Bananal que participaram das aulas-passeio realizadas durante a pesquisa. AUTORES: Anderson Miguel dos Santos da Paz; Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
A conversa e a troca de experiências são práticas comuns e constantes em espaços acadêmicos e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ não é diferente. Nosso projeto interdisciplinar teve início em uma conversa motivada pelo desejo de desenvolver com turmas do 3º ano do Ensino Médio o registro das considerações sobre um conceito específico, Gravitação, mas a partir de uma perspectiva de construção de saberes alinhavada com criatividade e produção textual: cada estudante precisaria elaborar uma página de diário, relatando fatos, observações, resultados e conclusões, mesclando elementos ficcionais, opcionalmente e/ou conhecimentos prévios e adquiridos sobre temáticas inerentes ao estudo da Gravitação, um importante tópico presente no currículo de Física da escola básica. AUTORES: Andreson Luis Carvalho Rêgo; Angélica de Oliveira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ
Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração do CAp-UERJ